Francisco Rocha é a segunda escola municipal a receber projeto de saúde bucal

Iniciativa do Governo de Três Barras para reduzir a incidência de cárie dental, doenças peridontais e incentivar hábitos de higiene bucal, o projeto “Flúor na Escola, Criança Feliz” chegou à escola municipal Francisco Rocha, na localidade de São João dos Cavalheiros.

A escola aderiu à ação iniciada nesta quinta-feira (05), com 51 alunos de 06 a 10 anos de idade. As secretarias de Saúde e Educação são parceiras no desenvolvimento do projeto.

Após passarem por avaliação odontológica feita pelo dentista Róbson Peixer, responsável pelo projeto, as crianças receberam informações referentes a técnicas de escovação e de aplicação correta do flúor.

Os estudantes colocaram em prática o que aprenderam na palestra feita pelo profissional, logo depois que receberam os kits contendo escova e creme dental. O bochecho com flúor será realizado semanalmente e mobilizará toda a comunidade escolar, já que professores orientados pelo dentista farão o acompanhamento da atividade.

Avaliações odontológicas passam a ser realizadas periodicamente com as crianças. Quando necessário, os alunos serão encaminhados para atendimento especializado.

Conforme destacou a secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira, a ação visa ultrapassar os muros escolares, para também conscientizar familiares dos alunos e a comunidade sobre a importância da prevenção para a saúde bucal. “As crianças serão as nossas defensoras e multiplicadoras dos hábitos saudáveis e que objetivam elevar a qualidade de vida das pessoas”, garante.

O pontapé inicial do projeto foi dado em março, com a realização de atividades na escola municipal João Pedro de Oliveira, na localidade da Campininha. A expectativa é levar a ação às demais escolas da rede municipal, num curto espaço de tempo.