Fila zerada: 73 pacientes são encaminhados para o mutirão de cirurgias de catarata

Pacientes que estavam na fila de espera pela cirurgia de catarata enfim puderam realizar o procedimento nos últimos dias, em virtude de uma parceria firmada pelo Governo de Três Barras – através da secretaria municipal de Saúde – com a secretaria de Estado da Saúde.

Muitos dos 73 tresbarrenses com indicação cirúrgica aguardavam pelo processo havia quatro anos. 23 pacientes foram encaminhados para o procedimento na quinta-feira (08). Já os demais no domingo (11). Todos foram atendidos no Hospital São Luiz, em Campo Alegre.

A prefeitura ofereceu transporte e alimentação gratuitos, inclusive para as consultas pré-operatórias que aconteceram na sexta-feira (09) e nesta segunda-feira (12). Uma técnica de enfermagem da rede pública de saúde acompanhou os pacientes durante os procedimentos.

Secretaria de Saúde, Raquel Cunher Vieira, disse que com a realização do mutirão o município conseguiu zerar a fila de espera pela cirurgia. “A partir de agora, essas pessoas terão mais qualidade de vida, podendo enxergar normalmente e realizar coisas simples do dia a dia como, por exemplo, ler e fazer atividades domésticas”, assegura.

Fora o processo cirúrgico, os pacientes também tiveram direito a exames, colírios e óculos escuros, todos garantidos pelo Sistema único de Saúde (SUS).

Prefeito Luiz Shimoguiri celebrou o sucesso do mutirão, afirmando que pessoas idosas e que não tinham condições de custear a cirurgia particular, são as principais beneficiadas.

De acordo com a secretaria de Saúde, 23 pacientes ainda retornam ao hospital, no dia 15 de março, para fazer o procedimento no outro olho com indicação de cirurgia.