Notícias do Município de Três Barras

Exame nacional possibilitará certificação para quem não concluiu estudos em idade apropriada

Educação
Exame nacional possibilitará certificação para quem não concluiu estudos em idade apropriada


Pessoas que não concluíram seus estudos em idade apropriada terão, agora, a oportunidade de solicitar seus documentos certificadores. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), realizará no dia 08 de outubro, em todo o País, o Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).

Interessados devem se inscrever entre 07 de agosto, a partir das 10h, e 18 de agosto, até às 23h59 (horário de Brasília). A inscrição é gratuita e será efetuada exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso

Para a certificação no ensino fundamental o jovem deve ter no mínimo 15 anos completos até a data da realização do exame. Para quem busca a certificação no ensino médio a idade mínima exigida é de 18 anos até o dia da prova.

O exame terá quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, cada uma, além de uma redação. As provas serão aplicadas em dois turnos e serão estruturadas da seguinte forma: Ensino fundamental (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de redação; além de Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais). Ensino médio (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de redação; além de Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias).

De acordo com o Inep, o exame pretende aferir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos, que incluem o desenvolvimento da vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil, bem como nas manifestações culturais, entre outros.

O local onde serão aplicadas as provas ainda não foi divulgado pela Secretaria de Estado da Educação, que firmou com o Inep termo de adesão ao Encceja.

Como forma de incentivar a participação de jovens e adultos no exame, a prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte, informou que fará o transporte gratuito até o local das provas.

O ponto de saída e o itinerário a ser percorrido pelos ônibus, no entanto, serão comunicados posteriormente.

Publicado por: Assessoria de comunicação em 03/08/2017

Veja mais notícias


Encaminhe suas reclamações, denúncias, solicitações e sugestões.
Tire suas dúvidas. Acesse a ouvidoria Municipal