ESF tem programação especial para celebrar o Dia Mundial da Saúde

“Saúde universal: para todos, em todos os lugares” é o tema deste ano do Dia Mundial da Saúde, comemorado em 07 de abril, mas com programação especial alusiva a data desde o início desta semana, em Três Barras.

Com o respaldo do Governo do Município, por meio da secretaria de Saúde, as equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) estão realizando atendimentos diferenciados dentro e fora das unidades básicas de saúde, como também devem participar de ações em algumas unidades escolares da cidade, principalmente no Dia da Família na Escola, que acontece no sábado (07).

O ESF 003 dedicou a tarde de segunda-feira (02) para atender o grupo da Melhor Idade, que semanalmente realiza encontros no Centro de Convivência Helena sarda, no Km 02. A equipe fez a atualização vacinal das participantes, aferiu pressão arterial, verificou glicemia, realizou testes rápidos e prestou orientações.

Na quarta-feira (04), os mesmos serviços foram prestados às pessoas que procuraram a unidade básica de saúde Pedro Toporoski, no bairro Vila Nova.

Já nesta quinta-feira (05), a equipe ministrou palestra aos estudantes do 8° e 9° anos da escola Guita Federmann, abordando o tema “Sexualidade”. Também na escola Guita Federmann, mas no sábado (07), a equipe estará atendendo a comunidade durante a edição do Dia da Família na Escola.

Quem também estará participando do Dia da Família na Escola, mas na estadual Colombo Machado Salles, é a equipe de ESF 001, que atende na unidade de saúde José Sawinski, no bairro João Paulo II. Orientações sobre higiene bucal e outros serviços de saúde serão oferecidos à comunidade, durante o evento.

A equipe de ESF 006, que atua na unidade de saúde Ailton Mendes, estará indo às escolas do distrito de São Cristóvão, durante este mês, repassar informações e orientações preventivas aos estudantes, sobre temas como drogas, DST e métodos contraceptivos.

Duas atividades estão previstas pela equipe de ESF 007, que atua na Unidade Central de Saúde. Uma delas acontece no sábado (07), quando participa do Dia da Família na Escola, com a verificação da pressão arterial e o repasse de orientações sobre temas relacionados à sexualidade e drogas, às pessoas que forem à escola estadual General Osório.

A outra está agendada para a própria Central de Saúde, no dia 28 de abril, com atendimento médico, realização de testes rápidos, atualização vacinal, e a prestação de serviços de fisioterapia, fonoaudiologia e por nutricionista.

Numa ação conjunta, as equipes de ESF 002 e 008 (Unidade de saúde Dr. Mário Mussi) e 004 (Posto Azul) estarão participando do Dia da Família na Escola, a partir das 08h de sábado (07), na escola estadual Frei Menandro Kamps, no distrito de São Cristóvão.

As profissionais irão aferir pressão arterial, verificar glicemia, fazer a pesagem de crianças, realizar testes rápidos e repassar orientações sobre os sintomas e tratamento da síndrome mão-pé-boca, causada pelo vírus cosxackie e que afeta principalmente as crianças.

 

Rolar para cima