ESCLARECIMENTO PÚBLICO – PINTURA DA SINALIZAÇÃO HORIZONTAL DA SC-120

Sobre a pintura da sinalização horizontal na SC-120 – inclusive dos buracos ao longo da rodovia que liga a sede do município a BR-280 – e que motivou uma série de justas reclamações via postagens feitas em redes sociais e aplicativos de celular, o Governo de Três Barras esclarece que:

– O serviço foi autorizado e executado única e exclusivamente pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra/SC), responsável pela manutenção e conservação da rodovia que é de jurisdição do Estado.

– A administração municipal nunca esteve omissa diante da precariedade do pavimento e dos trechos de acostamentos sujeitos a desmoronamentos, e que podem ser encontrados em toda extensão da rodovia.

– Prova disso é que, em 09 de agosto deste ano, o prefeito municipal Luiz Divonsir Shimoguiri encaminhou ofício (imagem abaixo) ao Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra, Abel Schroeder, no qual solicitava uma série de providências para a melhora da infraestrutura e segurança da rodovia.

– O Secretário Executivo da ADR de Mafra, em ofício (imagem abaixo) com data de 15 de agosto deste ano, respondeu às reivindicações do município informando que tal atribuição caberia ao Deinfra/SC, e que cópia da solicitação (imagem abaixo) foi direcionada ao engenheiro Rodney Heyse, responsável pelo órgão em São Bento do Sul, como também ao presidente do departamento no Estado, Paulo França.

– Para reforçar a cobrança, o prefeito municipal encaminhou novo ofício (imagem abaixo), desta vez ao engenheiro Rodney Heyse, em 29 de agosto deste ano, no qual relatava a situação precária de tráfego na rodovia e pedia vistoria da equipe técnica do Deinfra/SC, como também a recuperação em caráter de urgência.

– Preocupado com o abandono da SC-120 por parte do Governo do Estado, a prefeitura de Três Barras, com o aval da Câmara de Vereadores, ainda no mês de agosto realizou uma série de melhorias emergenciais na rodovia.

– O município custeou quase 500 cargas de terra utilizadas na construção de recuos em toda extensão da rodovia, assim como mais de mil metros cúbicos de cascalho que foram compactados , principalmente, em locais que agora servem para o embarque e desembarque de estudantes transportados pelos ônibus escolares.

– A prefeitura também utilizou pessoal e maquinário próprios nos trabalhos de retirada da vegetação às margens de toda a SC-120, bem como na abertura de novas sarjetas para a vazão das águas, colocação de tubos e construção de galerias pluviais.

– Pelo projeto aprovado pelos vereadores, a administração municipal também ficou autorizada a promover uma operação tapa buracos na rodovia.

– A prefeitura informa, no entanto, que aguarda conclusão do processo licitatório que irá definir qual a empresa que fornecerá a massa asfáltica para a realização dos trabalhos.

– Apesar de não ser sua a responsabilidade legal pela conservação, a administração municipal se dispõe a sempre a auxiliar nos serviços de manutenção para que a rodovia ofereça boas condições de tráfego e mais segurança aos transeuntes.