Equipe de ESF vacina crianças contra HPV e Meningite C em escola

Visando dar mais divulgação ao novo calendário de vacinação, que neste ano foi ampliado pelo Ministério da Saúde, as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Três Barras estão promovendo ações e prestando orientações à população da cidade e do interior do município.

Com a permissão das direções e a autorização prévia dos pais ou responsáveis pelos alunos, os profissionais de saúde estão se deslocando às escolas da rede municipal e aplicando, nas crianças, duas das seis vacinas previstas no novo calendário.

Durante visita à Escola Básica Municipal Guita Federmann na terça-feira, 30, a equipe ESF 003 aplicou 36 doses da vacina contra o HPV e 29 contra a Meningite C. Ações semelhantes estarão sendo desenvolvidas pelas demais equipes de ESF em outras unidades escolares.

Indicada anteriormente para crianças de até um ano de idade, a vacina contra a Meningite C agora passa a ser oferecida também para os adolescentes de 12 e 13 anos. A faixa etária será aumentada gradativamente até 2020, quando serão incluídas crianças de nove a 13 anos.

Desde 2014 a vacina HPV é ofertada para meninas de nove a 13 anos. Agora o público alvo também inclui meninas de 14 anos. O HPV é vírus comum que se instala na pele e mucosas de homens e mulheres. Existem 150 tipos desse vírus, mas quatro deles são mais frequentes e causam a maioria das doenças relacionadas à infecção, que podem se transformar em verrugas genitais e câncer de colo de útero.