Eco-ônibus visita escolas municipais para promover a consciência ambiental aos estudantes

Com um jeito atrativo e dinâmico de conscientizar crianças e adolescentes a preservar o meio ambiente, através do incentivo a práticas simples do dia a dia, o eco-ônibus do Instituto do Meio Ambiente (IMA) está em Três Barras para uma série de visitas às escolas da rede municipal de ensino.

Equipado com TV, DVD e demais materiais didáticos, o veículo itinerante recebe alunos do ensino fundamental para palestras e apresentação de vídeos educativos, de acordo com a faixa etária de cada turma. “O objetivo é despertar, nas crianças, a consciência de que elas têm um papel fundamental na preservação ambiental, seja por meio da reciclagem ou até do consumo e descarte corretos”, comenta Marinela Andrade Camboim, analista técnica de controle ambiental do IMA e também palestrante.

A Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima (Caic) foi a primeira unidade a contar com a atividade. Durante a manhã e tarde de terça-feira (28), 16 grupos de alunos participaram das ações que duraram, em média, 25 minutos.

Ao prestigiar a atividade no Caic, o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Antônio Tsunoda, enfatizou a importância de sempre ampliar o debate sobre as questões voltadas à educação ambiental. “Parcerias como essa vem a somar, reforçar aquilo que tanto temos defendido e trabalhado junto aos alunos da rede municipal”, afirmou.

A gerente da regional do IMA de Canoinhas, Francine Nader, e Mariane Murakami, bióloga do órgão, também conferiram a ação na escola do distrito de São Cristóvão.

Nesta quarta-feira (29), o eco-ônibus estará na Escola Básica Municipal Francisco Rocha, em São João dos Cavalheiros. Na sequência será a vez da Escola Básica Municipal Guita Federmann e a Escola Reunidas Municipal Cyríaco Felício de Souza, no Km 06, receber as atividades do veículo, nos dias 30 e 31 de agosto, respectivamente.