Dia Mundial da Água é comemorado com atividades nas escolas municipais

O uso consciente da água e a preservação dos recursos hídricos pautaram grande parte das atividades desenvolvidas pelas escolas municipais de Três Barras na quinta-feira (22), Dia Mundial da Água.

Hora cívica, apresentação de jogral e a confecção de cartazes e painéis que chamam a atenção para o tema marcaram, por exemplo, as programações organizadas pelas direções, professores e alunos das escolas Cyríaco Felício de Souza, na localidade do Km 06, e na Extensão II (João Pacheco de Miranda Lima), no São Cristóvão.

Durante as comemorações na Extensão II, a comunidade escolar pôde ouvir os spots contendo dicas dos próprios alunos sobre o bom uso da água. As gravações e a veiculação do material aconteceram na Rádio Transamérica Hits, parceira das ações promovidas pelo Centro de Desenvolvimento Integrado (CDI), junto aos estudantes da escola.

A programação alusiva à data comemorativa iniciou nos dias 07 e 08 de março, com a realização de palestras para 400 estudantes no anfiteatro vereador Milton Miguel e atividades em sala de aula, com abordagens ao tema central “Água, uma questão de sobrevivência com o futuro. Três Barras agradece a sua atitude”.

A WestRock, por meio do Projeto Aprendendo com a Árvore (Paca), e a Polícia Ambiental apoiaram a iniciativa que conta com o respaldo do Governo de Três Barras, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte.

Na semana passada, o CDI e os parceiros da programação deram sequência às atividades com a realização de oficinas práticas para a construção de terrários para a observação do ciclo da água e o miniecossistema. Alunos dos 3° e 4° anos da Extensão II participaram do experimento.

Os trabalhos foram supervisionados pelas professoras Elizandra Engel Graciano e Thaíse Cristine dos Santos, responsáveis pelo CDI. Já as atividades realizadas na escola, no dia 22 de março, tiveram a coordenação das educadoras Maria Angélica Barbosa, Ivete Zucco e Luciane Urbanek.

Concurso de desenhos

Graças a uma ação conjunta entre o Serviço Autônomo Municipal de Água e Saneamento Ambiental (Samasa) e a Empresa Brasileira de Saneamento Ltda (EBS), alunos de 3ª e 4ª séries da rede municipal de ensino de Três Barras puderam expressar, através de desenhos, a importância do uso responsável da água para o planeta.

Estudantes das escolas Guita Federmann, Francisco Rocha, João Pacheco de Miranda Lima – Extensão, Cyríaco Felício de Souza e João Pedro de Oliveira participaram do concurso de ilustrações, que abordou o tema “Água: juntos vamos preservar!” .

Após uma seleção interna, cada escola participante teve até o dia 20 de março para encaminhar cinco desenhos ao Samasa. Comissão está fazendo a avaliação dos trabalhos, levando em consideração critérios como atendimento ao objetivo do tema proposto, expressão de ideias e originalidade/criatividade.

A divulgação do resultado será feita em 26 de março, através do site www.samasa.com.br. A premiação acontecerá às 13h30 do dia 29 de março, na sede da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Samasa.

O primeiro colocado será premiado com uma bicicleta, certificado e terá sua imagem divulgada na capa do relatório anual das atividades do Samasa. Já o segundo e terceiro lugares receberão, cada, um jogo educativo e certificado como premiação.

A iniciativa conta com o apoio do Governo de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte.