“Dia do Peso Junino” presta atendimento a 120 crianças no Posto Amarelo

Promover o constante acompanhamento nutricional é de suma importância para o desenvolvimento das crianças. Foi pensando nisso que a equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) 006, com o respaldo da prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Saúde, realizou no dia 20 de junho o “Peso Junino”, ação voltada à verificação dos dados antropométricos das crianças de 0 a 5 anos de idade.

Foram aferidos o peso, altura e perímetro encefálico dos pequenos. Os dados obtidos foram comparados com os índices contidos no gráfico idade x peso, que tem como base informações preconizadas pela vigilância nutricional para cada fase do curso da vida e estados fisiológicos.

As decisões tomadas pelos profissionais de enfermagem, inclusive, como o encaminhamento para consultas com médicos e/ou nutricionistas, têm como base as informações levantadas por esse tipo de procedimento.

A enfermeira Cristiane Hoffmann Lechinheski informa que 120 crianças compareceram neste dia à Unidade Básica de Saúde Ailton Mendes (Posto Amarelo), no distrito de São Cristóvão. O horário de atendimento foi estendido até às 19h, visando receber as crianças que frequentam as creches e as mães que trabalham durante o dia. “Muitas pessoas só levaram seus filhos, por exemplo, porque ampliamos o horário”, frisou.

Além da pesagem, a equipe fez a atualização da carteirinha vacinal das crianças, que foram recebidas pelas profissionais de saúde vestidas de caipira. Muitos dos pequenos também vieram caracterizados à unidade. Houve sorteio de brinde oferecido pela equipe do ESF e pelo comércio local. A ganhadora foi Talia Pereira Maia.

A programação se estendeu aos adolescentes com a vacinação contra o HPV. Doses da vacina foram oferecidas a meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade.