Dia D de contra a gripe está cancelado; vacinação tem novas datas para os grupos prioritários

Por recomendação do Ministério da Saúde, está cancelado em todo o país o dia D de vacinação contra a gripe (Influenza) que seria realizado neste sábado, 09.

“Foi uma medida preventiva adotada frente à pandemia do novo coronavírus, buscando restringir uma das formas de propagação que é a aglomeração de pessoas num só local”, explicou a enfermeira Kátia Reis, responsável pela Vigilância em Saúde do município de Três Barras.

A campanha nacional ainda sofreu alterações em datas específicas de vacinação dos grupos prioritários e foi prorrogada até o dia 05 de junho.

A terceira fase da mobilização será dividida em duas etapas. Na primeira, que começa no dia 11 de maio, segunda-feira, serão vacinadas gestantes, puérperas, pessoas com deficiência e crianças de seis meses a menores de seis anos.

A partir do dia 18 de maio as vacinas serão liberadas para professores e pessoas entre 55 e 59 anos, sem comorbidades.

No momento, além dos idosos e trabalhadores da saúde, a campanha está vacinando caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, profissionais de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, e população privada de liberdade.

“Tranquilizamos a população, pois haverá doses da vacina em todas as unidades básicas de saúde da cidade e do interior de Três Barras”, lembrou a secretária municipal de Saúde, Raquel Cunher Vieira.

As salas de vacina ficam abertas de segunda a sexta-feira, as 08h às 17h. “É fundamental que as pessoas, ao procurarem as unidades de saúde, estejam usando máscara para a sua própria proteção e também dos profissionais de saúde”, observou a secretária.

Rolar para cima