CRAS reúne catadores de recicláveis para tratar da realização de diagnóstico sobre a atividade

O Governo de Três Barras deu o pontapé inicial para regularizar a situação das famílias do município que sobrevivem exclusivamente da coleta de recicláveis. A ação começa pela realização de diagnóstico para saber o número de catadores e a realidade social de cada um deles.

Os cadastros já estão sendo feitos pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), do distrito de São Cristóvão, que na tarde de quinta-feira (29) reuniu grande parte dos catadores para solicitar o engajamento das famílias à iniciativa. “A prefeitura precisa deste levantamento para poder planejar e colocar ações necessárias em prática”, defendeu a assistente social Carla Roberta Ludka Mota.  

Durante a reunião também foram repassadas orientações sobre a lei que regulamenta o tráfego de veículos de tração animal pelas ruas de Canoinhas. Muitos dos catadores residentes no distrito de São Cristóvão usam carroças para o recolhimento de materiais recicláveis na cidade vizinha. A nova lei passa a vigorar a partir de fevereiro de 2019.

A criação de uma cooperativa de catadores também esteve em pauta. A ideia recebeu o apoio da maioria dos presentes. Conforme explicou a secretária de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Cleide Alberti Gonçalves, o município será parceiro caso os catadores optem por se tornarem cooperados. “Nossa intenção é ajudá-los, mas para isso precisamos organizar a atividade”, lembrou.

O agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Rafael Voigt, fez uma breve explanação sobre o funcionamento e a gestão de uma cooperativa de recicláveis, citando como exemplo os modelos existentes na cidade de Jaraguá do Sul, que são referência nacional.

Recentemente, o próprio agente de desenvolvimento realizou visita técnica a essas cooperativas, acompanhado da secretária Cleide e da gestora de Assistência Social, Patrícia Gazaniga.

 

 

 

 

Rolar para cima