Contorno rodoviário e assuntos relacionados à área de saúde pautam encontro entre Shimoguiri e Mariani

Depois de ir à capital do Estado, na semana passada, e reforçar o pedido de apoio a deputados e secretário de Estado para a construção do contorno rodoviário da cidade, prefeito Luiz Shimoguiri voltou a defender a liberação de recursos para obra, desta vez, junto ao deputado federal Mauro Mariani (PMDB).

Ao receber Mariani e lideranças políticas locais na prefeitura, Shimoguiri disse que a melhoria da mobilidade urbana e a conservação das vias da região central dependem, exclusivamente, da construção do desvio. Em oito meses de governo, a atual administração já realizou duas operações tapa-buracos pela Avenida Rigesa, via com maior fluxo de caminhões na cidade.

O prefeito informou que há pelo menos quatro projetos de engenharia sendo analisados pelo Governo do Estado, com investimentos que variam de R$ 7 milhões a R$ 30 milhões.

Ciente da complexidade da obra em razão dos altos custos e também da inviabilidade econômica e financeira da prefeitura executá-la sem parceria, Shimoguiri solicitou a intermediação do deputado visando à liberação de recursos federais ou por meio de linhas de financiamento.

Também estiveram em pauta assuntos relacionados à área de saúde. Mariani se dispôs em tentar a liberação de recursos para a aquisição de ambulâncias e a manter diálogo com o Ministério da Saúde, a fim de viabilizar médicos ao município, por meio do programa “Mais Médicos”, do Governo Federal.

Na ocasião, o deputado informou que o presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, provavelmente virá à cidade no mês de setembro para assinar o termo que autoriza o plano de manejo da Floresta Nacional de Três Barras.

O plano de manejo da Flona Três Barras foi aprovado em dezembro do ano passado e consiste na criação de um fundo de desenvolvimento estadual que utilize a renda originária da venda das árvores não nativas (pínus) que se encontram dentro da reserva ambiental.

Acompanharam o encontro, na prefeitura, os secretários municipais Francisco Farias, o Chicão (Viação e Obras); Abrahão Mussi (Desenvolvimento Econômico e Turismo); Antônio Tsunoda (Educação, Cultura e Esporte); Cleide Alberti Gonçalves (Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda); Raquel Cunher Vieira (Saúde); os vereadores Marco Antônio de Souza, o Gorguinho, e Dani Krailing, ambos do PMDB; além do ex-prefeito Milton Andrade e dos servidores da Câmara de Três Barras, advogado Gérson de Souza, o Dunca, e o contador Joel Voigt.