Cadastramento dos SAA-R é tema de palestra com agentes comunitárias de saúde e equipe do Samasa

Gestão

Biólogo da Aris (em pé) palestrou a equipe do Samasa e a agentes comunitárias de saúde

Servidores e técnicos do Serviço Autônomo Municipal de Água e Saneamento Ambiental (Samasa), além de agentes comunitárias de saúde que atuam nas localidades do Km 06/ Barra Grande, Campininha e São João dos Cavalheiros participaram de capacitação na tarde de quarta-feira (06), na sala de eventos do Sitipelco, em Três Barras.

Ministrada pelo biólogo José Francisco Mora, da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), a palestra abordou as alterações da Portaria n° 2.914/2011 do Ministério da Saúde, no que tange o plano de amostragem e o levantamento de dados sobre os Sistemas de Abastecimentos de Água Rural (SAA-R).

Segundo informou o biólogo, o primeiro passo para se adequar às mudanças é fazer o cadastramento a fim de diagnosticar quantas famílias - por residência e localidade - são abastecidas por poços caseiros, artesianos ou semiartesianos.

A secretaria de Saúde será parceira nesse processo, por intermédio de suas agentes comunitárias de saúde, que farão o levantamento de informações durante as visitas domiciliares.

Assim que finalizada a coleta de dados, técnicos da própria Aris vão a campo para monitorar e fazer a vigilância sobre a qualidade da água que serve de solução alternativa de abastecimento.

O encontro foi acompanhado pelo diretor executivo do Samasa, Ernani Wogeinaki, e pela secretária municipal de Saúde, Raquel Cunher Vieira.

Publicado por: Assessoria de comunicação em 11/09/2017